Bem vindo ao SamuelAzevedo.com

Sono é Saúde

Durante um feriado longo há quem possa reclamar dizendo que não tem nada de bacana para fazer. Mas a agitação do dia-a-dia e o stress corporativo roubam silenciosamente de nós algo de muito valor: O SONO!

Destacamos cinco males associados à privação de sono que são altamente relevantes:

1 – Obesidade – Se você não descansa, o organismo carece de substâncias que são justamente produzidas durante o sono. “É o caso da leptina, o hormônio da saciedade”. O pior é que a privação de sono também aumenta a produção de grelina, substância que tem o efeito oposto da leptina, ou seja, aumenta o apetite (por carboidratos).

Aí, a matemática é simples:  ( + ) fome  e ( – ) saciedade = a quilos extras.

2 – Falhas na memória – É durante o sono REM – aquela fase caracterizada por movimentos rápidos dos olhos e pela ocorrência dos sonhos – que as informações aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. “Trata-se de um período de limpeza do cérebro, fundamental para novas assimilações”. Por isso mesmo, indivíduos que não dormem direito podem apresentar dificuldade em registrar novas informações.

3 – Diabete – “Estudos mostram que dormir mal por apenas três noites já é o suficiente para deflagrar sinais de resistência à insulina, condição que pode evoluir para diabete”. Uma explicação para isso seria o fato da privação de sono ativar o sistema nervoso simpático, aquele que mantém o corpo todo em alerta. Então, há liberação de cortisol, hormônio que, em excesso, induz a elevação das taxas de açúcar no sangue.

4 – Problemas de crescimento – Criança que dorme mal pode ter problema para se desenvolver.  A maior parte do hormônio do crescimento é secretada nas fases mais profundas do sono. Por isso, quando os pequenos não descansam, seu desenvolvimento fica comprometido.

5- Envelhecimento precoce – Isso mesmo, dormir pouco acelera o processo de envelhecimento. Em alerta, sem descanso, o corpo fica em estado de estresse. Por isso, aumenta a produção de radicais livres, aquelas moléculas formadas naturalmente no organismo e que degradam as células. Sem contar que é justamente durante o sono que são produzidas substâncias antioxidantes, responsáveis por combater esses radicais

Fonte: Revista Saúde – Editora Abril

 

Fica aqui a nossa dica, respaldada por especialistas da área, nunca negocie o seu sono, sempre que possível durma muito bem.

Aquele Abraço e

Até o nosso próximo artigo.

Samuel Azevedo.

 

5 thoughts on “Sono é Saúde”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *