Bem vindo ao SamuelAzevedo.com

Descontentamento

Significado: Falta de satisfação, desagrado, desgosto, desprazer, falta de contentamento.

Podemos dizer que para o mundo chegar onde está, houve em várias etapas do crescimento, uma porcentagem dada ao descontentamento. O homem sempre teve tendência ao descontentamento consigo mesmo: Com a aparência, cabelo, altura, cor, peso…

Para evoluirmos profissionalmente, por exemplo, o descontentamento em sua maioria das vezes é a dose de motivação para eventuais mudanças.

Não são poucos os descontentes com a baixa remuneração, a falta de perspectiva no desenvolvimento da carreira, ou por estar ha muito tempo trabalhando na mesma empresa.

A discrepância entre o que se gostaria de ter e fazer e a realidade, gera
a insatisfação.

Essa realidade traz o perigo do contágio, por isso é preciso estar atento quanto a síndrome do “Deixa a vida me levar, vida leva eu…”

Esse tipo de comportamento traz incertezas, lamentações, falta de metas e negativismo. Com a linguagem do não imperando, o ser humano tende a se retrair, decretando que não vai dar certo antes mesmo de tentar, que não tem condições, nem experiência para levar  adiante, que tem medo.

Por outro lado, vários testemunhos de grandes empreendedores, em meio à turbulência, descobriram novos caminhos que os levaram ao sucesso. Fazendo do desprazer, não uma fuga, mas uma janela aberta para novos horizontes.

Aprendemos com eles e devemos ter sempre em mente, que atitudes não são mudadas de um dia para outro. Isto requer disciplina, paciência e perseverança. Os passos errados, as quedas, os fracassos, os conhecimentos e as experiências, devem ser nossos aliados na superação dos nossos descontentamentos. Pode ser difícil, mas o prêmio é alto e recompensador.

O descontentamento deve exercer em nós uma atitude, não de comodismo e passividade, mas imperativa (que ordena com autoridade), principalmente  na área profissional. Aprenda algo novo, persista na busca de soluções, focalize no que considera essencial, tenha coragem para mudar, negocie, analise novas propostas, mude de ramo se necessário.

Nada pode impedir uma pessoa com a atitude mental correta de realizar seu objetivo; nada na terra pode ajudar uma pessoa com a atitude mental errada. (Thomas Jefferson)

Nosso desejo é que o seu descontentamento, seja ele qual for, não gere revolta e conseqüentemente inércia. Que o seu descontentamento gere um desejo de mudança e esse desejo gere atitudes corretas, pois acredito que onde existe uma vontade, existe um novo caminho.

Observem bem as oportunidades que se manifestarem na sua vida e tire o máximo proveito delas, pois como está escrito no livro da sabedoria: “Não vos conformeis… mas transformai…”

Aquele abraço e

Até o nosso próximo artigo

Samuel Azevedo.

One thought on “Descontentamento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *