Bem vindo ao SamuelAzevedo.com

Profissão Vendedor

Ser vendedor é muitas vezes um rótulo para falta de opções e de fracasso. Precisamos nos desvencilhar do antigo estereótipo do vendedor, muito persuasivo, que é esperto, que “empurra” o produto.

Observando a realidade em nossa sociedade contemporânea, chegamos à conclusão de que todos nós, todos os dias, vendemos profissionalmente ou não: um produto ou serviço, um projeto, um carro usado, o local de um encontro, a idéia de os filhos estudarem ou escovarem os dentes, a indicação de um médico ou dentista, entre tantos outros exemplos.

Além disso, estudos e pesquisas recentes demonstram que as pessoas que mais se destacam e mais obtém resultados têm diversas características em comum, entre elas habilidade de comunicação e de vendas! Inúmeras pesquisas também apontam que a grande parte dos profissionais desta área está nela momentaneamente, até encontrarem algo melhor. Como poderão construir uma carreira sólida, próspera e feliz se não se sentem confortáveis com a identidade de ser vendedor?

O caminho para o sucesso em vendas nos traz algumas perguntas: Quais são as habilidades, os recursos e o comportamento dos melhores vendedores do mundo? Como eles pensam, falam e agem? Em que eles acreditam?

Sua essência pode ser encontrada em dez fundamentos básicos, descritos de forma bastante sucinta. Seguir estes fundamentos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em vendas:

1 – Resgate seus sonhos e estabeleça objetivos;

2 – Seja expert em seu produto, empresa e concorrência;

3 – Identifique seu nicho de mercado e mantenha o foco nele;

4 – Invista imediatamente em seu Marketing Pessoal;

5 – Aprenda que vender é uma questão de números

6 – Entenda seu cliente, entenda de gente;

7 – Estabeleça acompanhamento constante (follow up)

8 – Desenvolva sua Inteligência Emocional;

9 – Fortaleça seu espírito, ore, medite, agradeça;

10 – Adquira uma convicção inabalável.

O grande desafio atualmente NÃO é saber o que fazer, mas fazer o que precisa ser feito. Estamos falando de COMPORTAMENTO, e mais importantes do que aprender técnicas de vendas é transformar conhecimento técnico em ATITUDE. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, apenas 22% dos funcionários está ativamente engajado com seu trabalho, ou seja, apenas uma pequena parte realmente faz o que precisa ser feito.

Este é o grande desafio dos profissionais e gestores de vendas! E para esta missão não existem milagres nem pílula (ou palestra) mágica. Existe sim, trabalho árduo, planejamento, dedicação, diligência, constância de propósito e uma decisão diária de fazer a coisa certa.

Qualquer meta, treinamento, planejamento ou ação que não conseguir “tocar o coração das pessoas” dificilmente passará a ser um novo comportamento. Respondendo (sugiro que faça isso por escrito) as perguntas abaixo, certamente você encontrará uma excelente e verdadeira inspiração nesta jornada:

  • Agindo da mesma maneira que venho agindo nos últimos anos, como será a minha vida daqui a um ano? E daqui a cinco anos?
  • Quais são meus três principais objetivos para este ano?
  • O que estou fazendo agora me deixa mais próximo ou mais longe de atingir meus objetivos?
  • Qual o meu maior propósito nesta vida?
  • Como, especificamente, viverei meu hoje a fim de criar o amanhã  pelo qual me empenho?

Meu desejo é que você utilize estes conhecimentos não só para atingir e conquistar bens materiais e reconhecimento, mas também e principalmente para atingir a excelência em seu comportamento, maior satisfação e realização pessoal, beneficiando não apenas você, mas também outras pessoas.

Baseado na obra de Allyson Lymer

Aquele Abraço e

Até o nosso próximo artigo.

Samuel Azevedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *